quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ALUNOS DA ESCOLA PARTICIPAM DE VÁRIOS EVENTOS QUE PROMOVEM A ATUAÇÃO DO JOVEM INDÍGENA. – Por Cleiray Wera / Aluno do 9° ano do EF.


Nos dias 26 a 30 de novembro de 2012, aconteceu várias oficinas na Aldeia de Krukutu , São Paulo.   
Foram discutidos vários assuntos, e o foco maior foi a demarcação de terra,legislação ,e empreendimento - que as vezes afetam as comunidades indígenas .
Várias lideranças estiveram presente nas oficinas. Jovens de toda região participaram também das questões que foram discutidas;  O mais importante é que os jovens estiveram presentes e atuantes nas oficinas. Estiveram também na casa de reza para ouvir  palestras sobre a cultura indígena  e o fortalecimento para os jovens, bem como as tecnologia que as vezes afetam as comunidades.
E foram escolhidos jovens para participar da Comissão Yvy Rupa Mirim;  A luta da Comissão Mirim é sobre a demarcação de terra.
 Também os alunos Leandro e Leonardo, participaram do encontro que aconteceu em Brasília, onde foram discutidas as seguintes questões: Saúde, educação, cultura e demarcação das terras indígenas.     
Já em nossa escola, foi criado o Grupo de Liderança Jovem ‘Arandú Mirim: Os Guardiões Tupi-Guarani’ com o intuito de provocar ainda mais o interesse promovendo reflexões e atuações políticas, públicas e sociais.
São os jovens da nossa escola, construindo e programando um futuro cada vez melhor para nossas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário